WhastApp (86) 99858 9000 Av. Gov. Gayoso e Almendra, 211, São João, Teresina-PI
Nossos Horários: Seg - Sex: 7:00 - 18:00 e Sab: 7:00 - 11:00
Informações sobre o Corona Vírus (Covid-19)

Informações sobre o Corona Vírus (Covid-19)

Tendo em vista o grande número de postagens nas diversas mídias sociais a respeito da influência negativa de certos medicamentos sobre o risco de contrair a infecção pelo coronavírus, ou de evoluir-se para a forma grave da doença, a Sociedade Brasileira de Diabetes vem esclarecer o seguinte:

– A SBD não está se posicionando sobre conjecturas sem comprovação científica.

– O número de notícias relacionando medicamentos com o coronavírus é avassalador, sendo estas em regra inconclusivas, duvidosas ou incompletas, gerando insegurança e sendo, muitas vezes, retificadas ou desmentidas após curto tempo.

– A disseminação de pânico é provavelmente mais danosa do que a do próprio coronavírus; as prioridades da SBD neste momento são as de fornecer informações úteis, respaldadas em ciência médica, e de evitar o pânico.

– Muitas das medicações citadas são largamente utilizadas por pacientes com diabetes para controle de condições clínicas importantíssimas, como complicações cardíacas, renais, etc. Sua interrupção certamente causará mais malefício do que um hipotético efeito negativo sobre a doença do coronavírus.

– A lista dessas medicações inclui os Inibidores da Enzima Conversora (Captopril, Enalapril, Lisinopril, etc); os Inibidores do Receptor de Angiotensina (Losartana, Candesartana, Olmesartana, Valsartana, etc); as Tiazolidinodionas (Pioglitazona); o Ácido Acetil Salicílico; e outras não diretamente ligadas ao tratamento do Diabetes, como o Ibuprofeno.

Orientamos dessa forma os nossos pacientes e toda a comunidade profissional que se dedica ao cuidado do Diabetes para continuar cumprindo as recomendações básicas sobre o enfrentamento à epidemia pela qual estamos passando, apresentadas em nosso último comunicado, e a manter a serenidade. Toda a Diretoria e os Departamentos da SBD permanecem atentos aos fatos de interesse relacionados ao Diabetes que vêm e virão se apresentando no atual contexto da COVID-19 e continuará se dirigindo a todos através de nossos canais de comunicação sempre que houver novas informações úteis e de qualidade.

Sociedade Brasileira de Diabetes – Gestão 2020/2021

Outras orientações impostantes são:

E para evitar muita gente em hospitais e clínicas, faça este teste básico!

http://www.coronabr.com.br

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.